Sem conhecimento amplo, todo novo empreendedor apenas repete o que ele vê e observa.
A maioria sem direcionamento algum, investindo dinheiro em produtos que não vendem, ficando na mão de empresas terceirizadoras que ajudam até a página 2.
Uma boa parte dos novos empreendedores do chá que estão surgindo, repete o que tem sido feito até agora, lotando o mercado com marcas iguais e propostas iguais. Desconhecem o verdadeiro potencial do mercado de chás, não enxergam as possibilidades, a versatilidade de negócios e os diferentes nichos.
O mercado de chás no Brasil está crescendo e isso é um
fato indiscutível.
Muitas linhas de chá estão surgindo e pequenas marcas estão ganhando destaque e novos profissionais estão sendo formados. Porém, se todas atuarem na mesma direção, sem diferenciação, a maioria das pequenas empresas não vai durar.
Marcas iguais, propostas iguais, empresas que tem uma “ideia genial” que na verdade não passam de copiar e colar. E pior, todos recorrem às mesmas empresas terceirizadoras que só querem vender o produto, mesmo que seja igual para todo mundo.
O Brasil possui a tradição do chá de vó, do acolhimento, do abraço quentinho e isso torna o país uma oportunidade incrível para quem deseja começar um negócio ou ter sua marca própria de chás.
Porém, mesmo com toda a tradição do chá, da ancestralidade, o Brasil ainda não se desenvolveu o tanto que pode desenvolver. A falta de conhecimento mais amplo do mercado, torna muitos empreendedores "cegos" nas possibilidades e criatividade que o mercado precisa.
Estamos vendo no chá, o "hambúrguer artesanal" de cada esquina. Agora todo mundo faz hambúrguer artesanal!
Ao compararmos o Brasil rapidamente com outros países como EUA, veremos que hoje se consome mais chás por lá, do que coca-cola! Ainda bem! Mas nem sempre foi assim. o mercado americano já foi assim como o atual mercado brasileiro: repetitivo e sem criatividade.
Se olharmos o mercado do chá no mundo, as estatísticas de litros ou de toneladas produzidas e do fato de que o chá é a segunda bebida mais consumida depois da água, a ficha vai cair.
Em 2022 o mercado do chá no mundo faturou mais de 112 bilhões de dólares. Isso mesmo que você leu. O chá é uma super commodity.
O Brasil é um oceano azul a ser explorado.
O crescimento real está na capilaridade do mercado, na versatilidade e no posicionamento estratégico.
A terceirização com fábricas também demanda estratégia e planejamento. Do contrário, o empreendedor fica preso a elas e sem elas, não tem nem produto nem empresa.
Isso sem contar que muitas delas pedem contratos de quantidades mínimas que não cabem no bolso de quem está começando.
Entender o amplo mercado de chás e possuir as melhores estratégias para começar seu negócio de chás se tornou um diferencial obrigatório para quem deseja empreender com longevidade.